terça-feira, 21 de agosto de 2012

Quais metas eu consegui alcançar?

Durante minha gestação eu tracei planos, planejei metas, criei listas e hoje, após quase sete meses do nascimento do Felipe eu parei para pensar um pouco sobre o que foi projetado na minha cabeça e o que foi realizado.
Vamos lá!
Amamentação exclusiva durante seis meses: Eu desejei que fosse assim desde o início e aos trancos e barrancos, conselhos e opiniões contrárias, acessos de raiva e muitas crises de impaciência, eu consegui. E eu falo isso com o maior orgulho porque sei que essa atitude que eu tomei faz e continuará fazendo um imenso bem na vida dele. Mas não posso dizer que não fraquejei em nenhum momento, mas posso dizer que consegui resistir a todas as minhas outras vontades por causa da AE, sem falar que o esforço não foi só meu, já que o Marcius ficou sempre me apoiando e me dando forças para continuar. Agora que o Felipe tá comendo, ainda mama mais do que come, e meu desejo é de amamentar enquanto eu puder e ele quiser!

NO mamadeira, NO chupeta: os primeiros seis meses foi leite direto da fonte sempre, com exceção de duas vezes que tive que sair e deixá-lo com minha mãe. Ordenhei meu leite e ele tomou no copo, o que é muito mais trabalhoso porque ele derrama mais da metade do leite, mas eu não quis correr o risco de dar mamadeira e ele não querer mais mamar no peito; agora que ele toma suco e água, também é no copo e hoje tivemos mais um conquista: tomou suco sugando pelo canudo (fiquei toda boba, muito feliz!)... E com a senhora chupeta, resistimos bravamente, foram seis de muito choro noite&dia sem parar, "chupetando" no meu peito por horas a fio e quase me enlouquecendo. E é nesse ponto que jamais posso dizer que consegui sozinha e que foi fácil. Sem o Marcius do meu lado, o Felipe já estaria na chupeta a séculos, porque tem horas que me bate um desespero louco por causa do choro incessante dele, ainda mais à noite quando quer dormir mamando continuamente durante toda a noite, tanto que já cheguei a falar pro Marcius que "para ele era fácil não querer dar chupeta, já que era eu quem sofria noite e dia", e olha que a necessidade de dar chupeta para ele não é desde quando ele nasceu, é de um à dois meses para cá. O que fortalece a resistência é pensar que se eu já agüentei seis meses, dar chupeta agora é burrice. Ah, sem falar que a gente não comprou nenhuma para não cair em tentação e isso foi muito importante para o sucesso da missão NO CHUPETA. rs

Dormir sozinho no berço: E é aqui que acaba o sucesso absoluto da minhas pretensões. O Felipe dormiu sozinha desde a primeira noite até o quarto mês, e teria continuado assim se eu tivesse me mantido firme nos meus propósitos, mas o cansaço que eu sentia quando ele acordava à noite para mamar e eu tinha que me levantar, ir até o quarto dele e ficar sentadinha lá amamentando, me fez começar a trazê-lo para minha cama quando ele acordava, até que um belo dia ele não aceitou mais dormir no berço e agora estamos aqui, nós três, compartilhando a cama. Mas planos para mudar isso já estão sendo traçados, torçam por mim :D

Deixar a casa impecavelmente limpa enquanto cuido dele: hahahaha nem nos meus melhores dias consigo fazer o que pensei em fazer. Nunca pensei que fosse tão difícil fazer as tarefas domésticas, cuidar de um bebê e fazer comida (para mim e para ele)! Gente, socorro! Desde quando o Felipe começou a comer, eu não sei mais o que é almoçar na hora e até mesmo almoçar, tem dias que quando anoitece eu me lembro que não comi praticamente nada. Mas isso também é bem culpa minha que tenho muita dificuldade com rotinas e acordar cedo. Eu simplesmente desacostumei a acordar antes das dez da manhã. Eu sei bem que isso é vergonhoso, mas só eu sei o quanto luto para entrar numa rotina que comece às oito manhã. E tudo isso atrapalha o Felipe que fica com os horários todos trocados por causa da mãe de merda que ele tem. E por essas e outras já pensei em mil possibilidades para melhorar as coisas aqui em casa, inclusive em colocá-lo em um berçário por saber que lá tem pessoas muito mais preparadas para cuidar de crianças do que eu, porque sinceramente, tem dias que me acho a maior incompetente do mundo por não conseguir fazer tudo, ainda mais quando lembro que tem mães solteiras por aí cuidando de três crianças enquanto eu mal dou conta de mim... Mas esse senrtimento logo depois passa e o que eu não quero de forma alguma é ficar longe dele. Eu tô tentando melhorar e espero que eu consiga ir evoluindo com o tempo, a prática e a experiência.

Se eu lembrar de mais algumas coisas que me propus fazer, acrescentarei aqui, até como uma forma de ver a minha evolução quando o tema é maternidade.
Daqui em diante, metas e projetos surgirão na vida como nuca e na maioria da vezes, serão desafiadores. Espero sempre poder realizá-los e ajustá-los conforme a vida vai pedindo. Não me acho a melhor, nem a pior mãe do mundo - exceto nesses momentos loucos já descritos aí - e tento melhorar a cada dia, por mim, pelo Felipe e pelo bem da minha família. Assim a gente vai seguindo: vivendo e aprendendo.

4 comentários:

  1. cara, é complicado mesmo fazer tudo isso. ainda mais se a gente começar a se comparar à outras mães que fazem muito mais coisas que nós, mas sei lá, a gente vai se adaptando.
    e vc seria uma pessima mae se saisse direto pra role por exemplo e deixasse ele com alguem, seria péssima se faltasse com atenção e com carinho. eles sentem falta de carinho, e não de casa perfeitamente arrumada...
    e nada no mundo jamais vai convencer que eles precisam ficar chorando no berço rs...
    agora, eu sei que mamadeira é ruim e tal o ben fica só no peito tbm (ainda estamos nos 6 meses exclusivos de peito), e eu morro de medo de dar mamadeira pra ele.
    Mas a chupeta voce nao quer dar pelo mesmo motivo? pra ele nao largar o peito? ou por algum outro motivo? só estou querendo saber rsrs...
    (beijos, por hoje eu parei, prometo rsrsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comentar sempre rs Eu fico feliz quando vejo outra pessoa se identificando com o que eu escrevi!

      Excluir
  2. Eu e meu marido preferimos não dar chupeta por vários motivos, primeiro porque pode acabar atrapalhando um pouco a dentição, mesmo isso sendo algo que nem se fala mais já que tem chupetas ortodônticas, mas sei lá, preferi não arriscar... E o outro motivo é a dependência que a criança acaba tendo dela e eu achei também que não seria necessário porque a chupeta não é algo que é indispensável na vida de um bebê e achei que podia aguentar ele me 'chupetando' noite e dia rs aguento mais tem hora que fico louca com isso rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha sei bem também (alias, sempre me identifico aqui com os textos..). masss então, na gravidez toda eu disse que não iria dar chupeta, mas sinceramente no hospital eu quase fiquei louca, ele só queria ficar com a mão na boca, e eu estava apenas com o colostro, ele chorou muito e eu passei as noites acordadas, rs eu sabia que não seria pra sempre, mas pedi pelo amor pra que alguem me trouxesse uma chupeta.rs eu sempre tive uma neura com os dentes, e nao sei porque sempre achei melhor a chupeta do que o dedo. minha teoria é de que a chupeta é negociavel, depois de um tempo voce da pro papai noel, fada do dente, coelho da pascoa, mas o dedo não. dai sei lá, ele continua pegando o peito muito bem e a chupeta quando quer pegar no sono, e larga sempre que dorme e prefere passar o dia acordado sem ela.. ele gosta, mas tem uma certa opinião de quando ele quer.
      e te digo heim, parabens viu, eu quase fiquei louca, serio. nao sei se conseguiria!!!
      beeijosss!

      Excluir