terça-feira, 7 de agosto de 2012

Não basta querer

Acho que a maioria das primeiras vezes não são lá a melhor coisa do mundo, talvez justamente por ser a primeira vez, onde se sofre adaptações para viver situações e emoções nunca vividas antes. E mesmo quando tento me preparar para o que virá a acontecer, não dá, porque eu não sei o que esperar de algo que nunca vivi.
Durante toda a gestação eu não me dei ao trabalho de pesquisar sobre partos, normal ou cesária, porque para mim não havia alternativas já que eu havia decidido que eu teria um parto normal e que para isso só precisava esperar os nove meses e tudo aconteceria naturalmente. E eu acho que realmente deveria ser assim, se é da natureza da mulher parir, porque tanta expectativa, tanto preparo com exercícios, cursos e pessoas te ajudando para dar apoio emocional na hora 'P'? Se é natural deveria ser como qualquer outra coisa que a gente faz sem precisar de preparos especiais para isso. Mas, depois da minha cesária eu descobri que não é assim, e que se eu tivesse me preparado para o meu parto, provavelmente eu o teria tido.
Não tenho arrependimento ou remorso sobre o que eu vivi, a cesária que eu fiz não me trouxe nada de negativo, aliás, trouxe o que eu tenho de melhor: o meu filho saudável que está aqui do meu lado sorrindo e brincando. Mas da próxima vez não quero uma cirurgia se eu puder ter um parto! Mas quero diferente de tudo da primeira vez começando pela gestação. Quero menos opiniões, quero menos conselhos, quero menos histórias de vida , de parto, de tragédia, menos "pressão" sobre a minha decisão e o porque dela. Quero entender e estudar mais sobre aquilo que eu acho que não precisaria ser estudado se nós não vivêssemos numa sociedade onde o parto é visto como uma mercadoria que por não ser 'lucrativa' para os médicos e planos de saúde, abre espaço para a cesária eletiva .
Eu não sou contra a cesária e sou contra inclusive a quem fica aterrorizando as mulheres grávidas e condenando as mães que escolheram ou tiveram que fazê-la, e digo mais, o pior de ter feito a cesária foi ter que ouvir os comentários que eu ouvi antes e depois da cirurgia, não dá para aguentar!
A experiência que eu adquiri depois de inúmeras primeiras vezes em diferentes coisas da vida me deixa a vontade para saber o que eu quero, como eu quero e se eu quero vivê-la novamente. E a melhor bagagem que a gente ganha é a informação adquirida e eu espero que as mulheres que passam pela experiência de ser mãe saibam desde o começo que para fazer acontecer tem que saber, não basta somente querer.

Um comentário:

  1. bom, eu achei que eu seguia seu blog. mas vi que não entao to dando uma lida agora. nao esquenta se eu sair comentando tudo.rs. mas eu me identifiquei muito com seu texto, pra mim foi o mesmo, tanto no parto quanto na amamentação. achei que seria tão natural, que iria doer, mas que nós eramos feitas pra isso. tambem nao pensava no mercado que se forme em cima dos partos. claro que bate um arrependimento que logo passa quando eu vejo o rostinho dele.
    meu peito doeu um mes seguido. eu chorava segurando as mãos do meu amrido a cada 3 horas quando o ben queria mamar. mas nao tive coragem de desistir. e se eu tivesse estudado o parto antes quem sabe eu tambem nao tivesse tentado mais, sei lá. as vezes eu me culpo, as vezes não.mas não acho que eu seja uma mãe pior por causa disso. é como voce falou, agora nós sabemos as opções. :D

    ResponderExcluir