terça-feira, 10 de julho de 2012

Síndrome do Bebê Sacudido



Eu nunca tinha escutado falar dessa síndrome e quando meu pai comentou sobre isso depois de ver uma reportagem no Fantástico sobre ela, eu achei o nome engraçado e não me passava nenhuma seriedade sobre a mesma, mas aí resolvi pesquisar sobre isso e fiquei assustada. Essa síndrome é bem séria, na maioria das vezes é grave e muito pouco conhecida, fiquei perguntando às pessoas ao meu redor se elas conheciam e assim como eu nunca tinham ouvido falar, por isso achei importante escrever sobre isso e alertar as pessoas para que também pesquisem e se informem.

Essa síndrome se refere à lesões que podem vir a acontecer quando o bebê é sacudido para frente e para trás com força, na maioria às vezes quando a pessoa que está com o bebê fica sem paciência porque o bebê não para de chorar, mas também pode acontecer em brincadeiras em que sacode o bebê da mesma forma.


Esse ato faz com que aconteçam hemorragias, inchaço do cérebro e lesões porque entre o crânio e o cérebro do bebê tem um espaço para o crescimento da massa encefálica. E as consequências podem ser bem sérias como a cegueira, convulsões, lesões na coluna vertebral e algumas vezes pode até chegar à morte.
O que me espanta é que uma coisa tão séria como essa não é divulgada, os médicos não falam e nós ficamos aqui sem saber do que se trata. Há casos que a síndrome passa despercebida e a criança tem atraso no desenvolvimento sem que o diagnóstico seja relacionado à "sacudidas".

Aqui em baixo um vídeo que mostra o que acontece com o bebê na hora das sacudidas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário